Neste artigo iremos abordar tudo sobre Balança dosadora de calha linear é o nome técnico para balanças lineares ou também conhecidas como: balança linear, balança dosadora, balança pesadora, balança dispensadora de produtos, balança para grãos e outras infinidades de nomes para o mesmo equipamento, a principal função deste equipamento é pesar inúmeros tipos de granulometrias diferentes e por isso é utilizada em diversos setores.
Na indústria a precisão é um fator indispensável para quem atua com o empacotamento de produtos, o equilíbrio da pesagem não pode ser inferior, pois além de afetar o código de direito do consumidor, a credibilidade da marca no mercado pode ser irreversível. E a pesagem superior pode levar a prejuízos financeiros.
Este equipamento é um dos mais econômicos para iniciar produções com pequenas, médias e até mesmo as grandes empresas, principalmente nos segmentos de alimentos, têxtil, hortifruti, automobilista, peças, química e farmacêutica.
Utilizada para pesar, fracionar ou contar peças através de peso atende facilmente as linhas de snacks (salgadinhos), balas, café, chocolates, biscoitos e doces, flocos, queijos, legumes, produtos químicos, pet food, alimentos congelados, grãos, produtos farmacêuticos, peças e de uso geral.
A velocidade e precisão auxiliam na produção de pequenas e médias empresas a fim de começar automatizar suas linhas de produção. Normalmente estas empresas iniciam esse processo com balanças lineares e depois de um certo período optam para as balança de múltiplos cabeçotes que é capaz de fracionar e combinar produtos com velocidade maior e com mais precisão. Um processo gradativo e saudável financeiramente, pois o investimento inicial é compensado pelo aumento da produção que antes era manual.
Destinada a pesar um produto com uma célula de carga (dispositivo que pesa o produto), a balança de calha linear é composta por: um funil de entrada para o produto, uma calha linear destinada a vibração para o escoamento do produto, uma caçamba (caneca) onde o produto vai ser pesado e um funil centralizador para a queda do pacote.
Esse sistema é controlado através de microcontroladores (chips eletrônicos) capazes de armazenar informações, ativar e desativar periféricos, contabilizar o peso, movimentar o cilindro ou motor para abertura do recipiente quando o peso estiver pronto.
Vamos simular a pesagem de amendoim de 100g.
Ao colocar o produto a granel dentro do funil de entrada e ligar o equipamento com o peso, sendo 100g, a célula de carga informa para o sistema o quanto de peso existe dentro de sua caçamba (caneca). A calha vibratória trabalha em dois estágios do processo: a vibração alta com 70% do peso desejado e a baixa com 30%. Esses números podem ser mudados facilmente pois irão variar de acordo com cada produto a ser dosado na balança. Ao dispensar 70% do produto dentro da caneca, a célula de carga contabiliza, ou seja, 70g automaticamente e a vibração fará a regulagem para não ultrapassar o peso desejado de 100g.
Como funciona a pesagem com variação de produtos?
Segundo os especialistas do setor de engenharia da VID Indústria, este equipamento tem a variação de peso final entre 3% à 5% para estes tipo de produto, porém quanto maior a granulometria do produto, maior será a variação do peso final.
Exemplo prático: pesagem de pão de queijo com 500g
Cada pão de queijo pesa em torno de 25g a 30g, tendo em média 27,5g.
Logo a conta será simples, quantos pães de queijo serão necessários para compor 500g?
500g / 27,5g = 18,18 pães de queijo.
Como não é possível ter 0,18g de pão de queijo no sistema de pesagem a conta será 19 de pães de queijo, pois não poderá ser enviado peso inferior a 500g , portanto:
Sabendo que o produtor de pão de queijo irá produzir 1.000 pacotes (500 kg de produto) ao dia e cada pacote terá 22,5g a mais, a perda diária é de 25,2 kg ou seja pouco mais que 50 pacotes.
Este tipo de diagnóstico é necessário em todos os produtos a serem utilizados na balança dosadora linear, principalmente para o produtor avaliar a quantidade a ser produzida e não ter prejuízos, mas fique tranquilo, se sua empresa precisar de um avaliador para iniciar esse processo, conte com a equipe de automação da Vid Indústria.
Os mais recomendáveis são: pós, farináceos e granulados são os ideais para esse tipo de equipamento, pois a granulometria é muito baixa e a margem de erro é pequena. Os produtos mais comuns são: floco de milho, farinha, condimentos, massa de bolo, leite em pó, farinha de rosca e trigo são alguns exemplos.
Veja o vídeo abaixo de como funciona:
A balança linear pode ser fábrica e configurada com vários canais e de maneiras diferentes, as mais utilizadas são as configurações de 1, 2, 4 e 6 canais. Podendo servir para combinar canais entre si ou até mesmo utilizada para misturas de produtos onde cada canal passará um produto diferente caindo em um mesmo recipiente. Você encontrará esses equipamentos na VID indústria que para a aplicação certa acessando aqui.
Esta resposta depende do peso ideal para cada produto, a quantidade de pacotes que irá necessitar diariamente. Em média com o produto de granulometria baixa, bom escoamento e baixa gramatura (até 100g) a balança linear pode chegar de 12 a 15 pacotes por minuto. E casa canal que trará por hora máquina de 780 a 900 pesos.
Se está pensando em adquirir uma balança linear de 2 canais logo terá 1560 a 1800 pesos por hora.
Para saber mais conteúdos como esse acesse nosso blog e fique por dentro das novidades para aumentar e melhorar seu processo de produção: acesse aqui.