
Os cuidados antes de adquirir um dosador de rosca.
Se você pretende dosar produtos completamente em pó e pretende garantir o peso ideal no seu ciclo de empacotamento empresarial, contado com durabilidade e precisão, seja no setor farmacêutico, alimentício, químico, nutricional ou até mesmo na construção, este post foi feito especialmente a você e mostrará desde o’funcionamento de um dosador de rosca até a importância da precisão na hora da dosagem.
Mas antes de tudo, vamos falar mais sobre o dosador, o material utilizado e sua importância.
Qual o material do dosador de rosca?
Construído parcial ou completamente em aço inoxidável para garantir que não ocorra oxidação, além de garantir uma boa higienização que possa ser realizada com produtos abrasivos para diminuir a contaminação de bactérias ou fungos que são impossíveis ver a olho nu. Ideal para quem precisa produzir respeitando as regras de vigilância sanitária.
Veja os principais motivos que as empresas optam pelo dosador de rosca.
Este equipamento atinge níveis acima do padrão desejado para muitos produtores, somando confiança e precisão. Pode ser acoplado em empacotadoras, esteiras de automação, trabalho semiautomático ou em linhas que facilitam o fracionamento. Já a capacidade de vazão e as opções de velocidade para cada rosca acoplada ajuda atingir pequenas, médias e grandes empresas, substituindo o uso de recursos manuais, como: conchas, colheres e dispositivos artesanais para encher sacos ou potes.
A Vid indústria conta com um catálogo completo de dosadores de rosca de diversos tamanhos e sua empresa pode personalizar a produção acoplando o dosador a outros recursos como empacotadoras, realizando o processo completo de pesagem e embalagem.
Saiba mais olhando o catalogo clicando aqui.
Veja como funciona o dosador de rosca
A cuba do dosador de rosca possui aproximadamente 50 litros, construído com duas pás internas para mexer o produto, através de um servo motor, que é um dispositivo capaz de contar quantas voltas a rosca pode dar com precisão. Esta operação trabalha minuciosamente com os passos idênticos, sendo controlada por pulso e direção, fazendo com que a produção seja mais precisa possível.
Assim é possível garantir um peso ideal desejado, isso acontece porque as pás do mexedor tem o intuito de sempre alimentar as cavidades da rosca e a mesma é abastecida com a mesma quantidade.
Para tal feito é necessário entender cada produto a ser trabalhado com o dosador de rosca, a equipe técnica de engenharia da VID indústria desenvolveu seu próprio dispositivo e tem técnicas industriais exclusivas para garantir e instruir o melhor o motor, roscas, velocidade e tudo que sua empresa precisar para garantir o projeto.
Qual melhor dosador?
Saber quantos produtos e quais as densidades de cada um será a primeira etapa, por isso antes de adquirir um dosador, faça ensaios práticos, pois caso as densidades e os pesos forem distantes um do outro, possa ser que apenas um equipamento não consiga abranger a necessidade total de seu projeto, fazendo com que o número de dispositivos no setup do equipamento seja alto e consequentemente muito difícil de operar.
Outro fator fundamental é verificar se seu produto encontra-se no grupo de alergênicos e não alergênicos, tendo a necessidade de higienização fácil entre as trocas operacionais. Se seus produtos estiverem nos dois grupos, é recomendável ter dois equipamentos para cada tipo, otimizando o tempo de setup.
Vá mais longe com sua produção com dispositivos acoplados ao dosador de rosca.
É possível somar dispositivos para melhor funcionamento de seu dosador, são eles:
- Dispositivo alimentador: acoplado em cima da cuba com a responsabilidade de minimizar a névoa e impactos na rosca dosadora, afetando o peso final.
- Dispositivo tampa cônica: para produtos de granulometria e densidade alta que pode ao fim da rosca dosadora vazar produto nas laterais, é utilizado a tampa cônica ao término da dosagem no intuito de não vazar mais produto.
- Dispositivo extrator de ar: acoplado entre o fim da rosca de dosagem para evitar névoas no processo interno e sujar potes ou atrapalhar a selagem no caso de usar embaladoras automáticas.
Comunicação com outros equipamentos
O dosador é capaz de se comunicar com outros equipamentos facilmente, a Vid Indústria por exemplo desenvolveu software capaz de comunicar entre si e informar o momento certo para ele fazer seu ciclo.
O dosador de rosca é mais associado com equipamento para formar pacotes flexíveis, como por exemplo: queijo ralado em pó, coco ralado, leite em pó, café, farinha, condimentos e outros. Veja um exemplo no video abaixo:
Dosador de rosca para potes
Já na versão com esteira para potes é utilizado nas indústrias de cosméticos, farmacêuticas, nutrição, como whey protein e creatina. Também encontra-se nas alimentícias, como por exemplo leite em pó em lata. Veja um exemplo de vídeo:
Geralmente empresas de pequeno porte começam a utilizar do dosador de rosca semiautomático, onde depende de operadores que através de acionamento por pedal inserem sacos pré-formados ou potes. como mostrado nos videos anteriores.
Temos cases práticos, de clientes que iniciaram sua produção com o dosador de rosca e hoje utilizam soluções que acoplaram a esse dosador de rosca para produzir mais.
Peças de reposição para o dosador de rosca
É necessário ficar atento e se possível adquirir o produto de empresas nacionais com peças e assistência técnica rápida. As partes que mais necessitam de peças de reposição são: Vedações, rolamentos e encaixes mais manuseados.
E agora, devo adquirir um dosador de rosca?
Todas essas diversas vantagens fazem com que o dosador de rosca se torne um produto muito útil e extremamente benéfico para quem o adquire. Com os cuidados ao escolher o fabricante e as manutenções preventivas em dia, sua produção pode aumentar consideravelmente. Aproveite, entre em contato com um consultor técnico da Vid industria, atendimento é muito rapido!
Não deixe de nos seguir no instagram, Facebook e Linkedin. Lá você tera muito mais conteudos e poderá interagir com as inovações que a Vid indústria fornece.