O investimento em máquinas para empacotar podem ajudar muito a produção do seu negócio a crescer no mercado.
Refletindo em relação a importância desse tema, nós da Vid Indústria decidimos criar esse artigo para falarmos sobre as vantagens de investir em máquinas e lhe dar dicas de como colocar em prática.
Qual a importância de investir em equipamentos?
Segundo estudo divulgado pela universidade de Oxford, que analisou dados da Organização das Nações Unidas (ONU) e da universidade da Califórnia, existe uma ligação direta entre o investimento em maquinário e o crescimento das organizações no mercado.
O investimento em equipamentos refletem a mudança da produção manual para automatizada, gerando mais agilidade e menos desperdícios, mas afinal quais são os primeiros passos para quem nunca iniciou esse processo?
Como investir em máquinas automatizadas?
Investir em máquinas não é um processo fácil. Principalmente para empreendedores que estão começando agora, pois há muitos motivos a serem considerados, veja abaixo os principais:
- Identificação das necessidades de empresas;
- Contar com apoio de especialistas na orientação de modelos;
- Melhor custo-benefício, linhas que atendem a necessidade na medida certa;
- Suporte pós vendas;
- Processo de adaptação dos funcionários;
- Conhecimento das opções de financiamento;
Adaptando a necessidade com a realidade do seu negócio.
Antecipadamente, é importante detectar as necessidades da sua empresa e escolher o que é mais importante e o que é útil, para o investimento em suas máquinas, você deseja crescer? Mais eficácia? Mais agilidade na produção?
Da mesma forma, é fundamental saber todos os números atuais e onde deseja chegar, como por exemplo: quantos produtos você consegue realizar atualmente? Qual seu objetivo futuro?
A Vid Indústria consegue oferecer orientações para te ajudar a escolher a melhor solução para sua empresa.
Devo começar com semi automática ou solução completa?
Em quais maquinários devo colocar meu dinheiro? Esta questão é complicada de responder, porque baseiam-se nas necessidades da empresa. É fundamental entender o momento financeiro que sua empresa está e quais soluções atendem de fato a operação. Muitas empresas iniciam o processo com máquinas avulsas até chegarem a uma solução completa.
Compare algumas soluções automáticas e semiautomáticas no canal do Youtube da Vid indústria clicando aqui, lá você irá encontrar comparações, velocidades e custo benefício.
Pesquise e esclareça suas dúvidas durante o orçamento.
Você consegue encontrar com facilidade informações necessárias e comparar modelos de produtos na internet.
Faça uma análise sobre as opções disponíveis no mercado, sobre os produtores que fornecem o maquinário que você deseja e quais suportes e assistências são fornecidos antes e principalmente pós venda. Recomendamos buscar indústrias nacionais e com operação local para que sua linha de produção não fique parada durante as manutenções preventivas e corretivas por falta de peças.
Verifique a lucratividade
Não fique apenas hipnotizado pelo designer da máquina, veja se esta compra realmente gerará lucros e ganhos para o seu negócio. Não há como negar que a tecnologia está avançando. No entanto, não significa que você deva acompanhar os lançamentos do mercado.
Seguindo este raciocínio, é fundamental observar sobre o custo-benefício.
Análise: A possibilidade de novos maquinários tem a capacidade de gerar mais produtos? Se sim, compare com os custos obrigatórios para comprá-la e mantê-la. Com isso, será capaz de ver se é uma empresa que terá lucro ou não.
Considere o processo de adaptação dos funcionários
É necessário pensar sobre os custos e o tempo preciso para deixar os funcionários aptos ao novo equipamento,esse desenvolvimento para adaptação pode precisar de tempo e fazer com que caia a produtividade por um tempo.
Porventura, se o maquinário é complicado de mexer, é fundamental que você saiba que seus funcionários necessitam de tempo para acostumar-sem
Conheça as opções financiamento
Hoje em dia, existem diversas linhas de créditos que atendem investimentos de longo prazo com condições especiais. Veja as principais que a Vid Indústria trabalha:
- Linha de crédito BNDES: O BNDES financia a compra de equipamentos fabricados no Brasil e registrados no órgão.
Lembrando que também você é capaz de conseguir crédito para comprar equipamentos que é uma ótima forma de utilizar esse recurso. Isso se deve à possibilidade de geração de novas fontes de receita que beneficiarão e ajudarão que você e seu negócio cresçam no mercado de trabalho.
Investir em máquinas dá trabalho e é caro. Mas, tal investimento pode render retornos incríveis. Por isso, é importante identificar algumas perguntas, pois elas vão te ajudar a determinar se você está prestes a fazer a compra certa.
- PROGER: Com o Proger seu negócio pode financiar a reforma de seus locais de trabalhos ou as compras de maquinários, equipamentos e veículos. O empréstimo oferece uma taxa de juros mais atrativa porque é feito com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) do Governo Federal. Sua empresa não precisa começar a pagar imediatamente: você tem até 12 meses para início do pagamento, além do valor do financiamento, sua empresa ainda pode contar com crédito para incrementar o fluxo de caixa. Tudo em uma única operação e isenção da cobrança de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
- BANCO DO NORDESTE: Pensando em oferecer produtos que realmente façam sentido para empresas e empreendedores, o banco do nordeste disponibiliza diversas soluções pensadas de maneira estratégica neste público.
- LEASING: O leasing possui características que o tornam mais parecido com um empréstimo bancário, mas funciona como um aluguel, ou seja, quem contrata o bem tem o direito de usá-lo. A legislação brasileira classifica o leasing como um contrato de arrendamento mercantil.
- BNDES FINAME: Os recursos do Finame são destinados ao financiamento de operações de compra e venda de máquinas e equipamentos de produção nacional e de exportação e importação de máquinas e equipamentos. As operações da Agência são realizadas por intermédio de agentes financeiros intermediários, públicos ou privados.
Leia o artigo: Cuidados antes de adquirir um dosador múltiplos cabeçote
Esperamos ter ajudado, e você pode sempre contar conosco.