Indústria 4.0: entenda quais são os impactos para seu negócio
Você sabe o que é a indústria 4.0? Ficar por dentro de todas as mudanças do mercado não é fácil. Por isso é preciso estar à frente da concorrência. As novas tecnologias e consumidores estão mais exigentes com relação produto e serviço, no qual levaram as mudanças nos modelos de gestão. Nesse sentido, deve estar atento na relação de sua equipe e empresa para que atendem as demandas do novo consumidor. Porque é um consumidor que está muito mais exigente na hora da compra.
A palavra tendência tem relação direta com transformação em curto prazo de tempo, ou seja, este fator impacta diretamente ao negócio.
E como devemos nos preocupar com essas tais mudanças?
Os condutores dessas mudanças devem buscar tecnologia em seus processos. Porque são ideias e conceitos que reagem bem com o mercado, suprindo a necessidade de seus clientes e realizando a ponte de oferta e demanda.
Isso tudo demonstra que o mercado é fluído. Desta forma, essa corrente de movimento nos levou a grande transformação radical, chamada de Quarta Revolução Industrial ou Indústria 4.0.
O que é a Indústria 4.0?
A palavra “Revolução” caracteriza pelo fenômeno em que há transformação brusca na sociedade. E apesar de ser de forma radical, esse movimento não é realizado do dia para noite. Foram décadas para reconhecer esse efeito.
Voltando um pouco ao passado, nós temos a primeira revolução, que foi caracterizada pelas máquinas a vapor e ferrovias em meados ao ano de 1765, substituindo o uso de animais nessa atividade. Já, a segunda revolução industrial foi caracterizada pelo surgimento da eletricidade e petróleo como novas fontes de energia em meados ao ano de 1870 e a terceira revolução industrial foi com os avanços tecnológicos e a descoberta da maior fonte de energia: nuclear, marcada também com os equipamentos eletrônicos, avanços nas telecomunicações e computadores em torno de 1969.
E agora, mais recente vivenciamos a indústria 4.0, tendo como característica de tornar as máquinas mais eficientes.
Essa revolução foi estudada por Siegfried Dais e Henning Kagermann e em 2012 mostraram o relatório para o governo alemão com o planejamento e desenvolvimento do modelo que é presidido por seis princípios:
1. Tempo real: (coletar dados e tomar decisões em tempo real)
2. Virtualizações: (rastrear e monitorar todos os processos)
3. Descentralização: (máquina responde pela tomada de
decisão, ajustar e avaliar)
4. Orientação a serviços: (conceito de softwares alinhados com toda indústria)
5. Modularidade: (permite que módulos sejam acoplados e desacoplados segundo a demanda da fábrica, oferecendo grande flexibilidade na alteração de tarefas)
6. Interoperalidade: permite que módulos sejam acoplados e desacoplados segundo a demanda da fábrica, oferecendo grande flexibilidade na alteração de tarefas.
A relação na nova gestão 2020 e a Indústria 4.0
O modelo de gestão de 2020 tem anseio por acompanhamento de máquinas que aderem esse novo modelo, sendo produtiva e eficiente de modo que todo seu processo seja controlado pelas próprias máquinas, garantindo mais tempo para tomada de decisão e menos para a forma de como será produzido seu produto, reduzindo e até mesmo anulando trabalhos artesanais.
Os impactos para esse novo modelo de gestão são bem positivos, pois traz uma visão mais estratégica, reduz custos de produção. Segundo levantamento da ABDI, a estimativa anual de redução de custos industriais no
Brasil, a partir da migração da indústria para o conceito 4.0, será de, no mínimo, R$ 73 bilhões/ano.
São grandes desafios para a economia brasileira e em especial para a indústria, que enfrentou adversidades recentemente. Apesar disto, os dados apontam a quarta revolução industrial como uma oportunidade para o país.
A VID iniciou os planos de aprimoramento de suas máquinas baseado na indústria 4.0, progredindo nos desafios de tecnologia integrada, clientes e estratégia. Porque o nosso maior objetivo para empresa é oferecer soluções duradouras.
Fique atento com as novidades em nosso canal, nós traremos a melhor solução para que você alavanque suas vendas.