As balanças múltiplos cabeçotes foram usadas inicialmente no japão para pesar vegetais. Seu uso se expandiu exponencialmente nas décadas de 1970 e 1980, quando foram aplicados à pesagem rápida de doces e confeitos em sacos. O que os tomates cereja e as batatas fritas tinham em comum era que fluíam facilmente pela máquina e para a embalagem, sem mais estímulo do que a gravidade e um nível moderado de vibração dos alimentadores. Desde então, a precisão e a velocidade relativa foram estendidas a muitos produtos que, nos primeiros dias da tecnologia, eram vistos como difíceis de manusear. Mas com o passar do tempo enxergaram seus ganhos de produção exponencialmente.
No Brasil …
As primeiras balanças múltiplos cabeçotes chegaram na década de 90, chamada de balança múltiplos cabeçotes, balança multicabeçote ou balança de múltiplas cabeças. Graças à sua alta velocidade e precisão em diversos tipos de granulometrias, alcançou ampla adoção na indústria de empacotamento. Alguns fabricantes oferecem linhas de embalagem completas personalizadas com empacotadoras verticais, capazes de formar pacotes almofadas, sanfonado, fundo chato, 4 soldas e 5 soldas, equipamentos para embaladoras de bandejas, e selecionadoras. Até mesmo a usando em processos semiautomáticos para fracionar produtos cujo a mão de obra se faz tão necessária. Felizmente hoje em dia é possível utiliza-la em diversas aplicações. A Vid indústria traz em seu catalogo diversas formas de aplicação e é possível entender e visualiza-las claramente clicando aqui.
Como funciona a pesagem de uma balança múltiplos cabeçotes?
Um peso “alvo típico” por embalagem pode ser 100 gramas de um produto. O produto a granel é alimentado no topo da balança múltiplos cabeçotes através de funis gravitacionais ou por elevadores de transporte de produtos onde é disperso primeiramente em seu prato central vibratório e posteriormente em vibradores lineares. Cada vibrador linear conta com sensibilidade vibracional integrada no software para distribuir para as caçambas (podendo ser chamada de canecas) o vibrador só voltará a funcionar se no instante da pesagem não foi atingido o peso alvo ou se a caçamba (caneca) estiver vazia.
O computador da balança determina o peso do produto em cada caçamba de pesagem individual através do parâmetro % na caçamba e identifica qual combinação contém o peso mais próximo do peso alvo de 100g. A balança múltipla cabeçotes abre todas as caçambas desta combinação e o produto cai, por meio de um funil de descarga, em uma embaladora vertical ou, alternativamente, em um sistema de distribuição que coloca o produto, por exemplo, em bandejas ou em sacos pré-formados através de operadores.
A dispersão nas caçambas é normalmente por gravidade ou vibração, enquanto a alimentação pode ser conduzida por vibração, gravidade ou elevadores de transporte.
Após o peso formado, podemos acrescentar uma caçamba intermediaria entre a balança múltiplos cabeçotes e o dispositivo onde será descarregado o produto, está caçamba intermediária chame-se timer hopper e tem a função de servir como um estágio antes do empacotamento dando a condição da balança voltar a trabalhar novamente. Com esse dispositivo acoplado na balança múltiplos cabeçotes os ganhos são expressivos ao fim do turno e podem chegar a 15% a mais na produção.
A Vid indústria produz diferentes tipos de balanças múltiplos cabeçotes dentre o quais existem 3 modelos mais fabricados: com 8, 10 e 14 cabeçotes.
Tipos de combinação de cada equipamento:
Para a balança de 8 cabeçotes é possível ter 256 tipos de combinação.
Para a balança de 10 cabeçotes é possível ter 1024 tipos de combinação.
Para a balança de 14 cabeçotes é possível ter 16.384 tipos de combinação.
Logo podemos observar que quantos mais cabeçotes, mais a probabilidade de ter uma combinação exata existirá
Qual balança múltiplos cabeçote comprar?
A maioria dos consumidores de balança múltiplos cabeçotes entram na dúvida sobre qual balança múltiplos cabeçotes é a ideal adquirir visando sua condição financeira e produto, deixando de lado o ponto principal a ser levado é o funcionamento ideal, abaixo iremos demonstrar que alguns pontos cruciais devem ser levados em conta para seu funcionamento ideal, pois a curto e médio prazo esse equipamento comprado de forma correta irá facilmente entrar em break even (momento em que se pagou) e irá gerar altos ganhos para comparação.
1 – Identificar qual o volume de seu produto.
2 – Identificar qual a gramatura fracionada.
3 – Identificar qual a produção diária que sua empresa necessita.
Entender qual o volume do seu produto se faz primordial nessa operação, pois ele está diretamente correlatado a combinação das caçambas no momento do fracionamento.
Segundo a equipe de engenharia da Vid indústria com mais de 20 anos no segmento de balanças múltiplos cabeçotes, o ideal de caçambas combinando para fracionar um peso alvo é de 3 a 4 caçambas. No caso de uma balança de 14 cabeçotes, o instante em que combinou com 4 caçambas, a balança múltiplo cabeçotes ficou com 10 caçambas para combinar na próxima descarga fazendo com que a dinâmica da balança chegue em velocidade de 50 a 70 pesos por minuto.
Exemplo prático:
Produto: batata palha 100g
Para uma balança múltiplos cabeçotes, as caçambas (canecas) tem a cubagem de 2,5L e devemos fracionar o produto em 4 caçambas, logo 25g em cada caçamba. Fica claro que em 2,5L caberá 25g
Produto: batata palha 1000g
Para uma balança múltiplos cabeçotes, as caçambas (canecas) tem a cubagem de 2,5L e devemos fracionar o produto em 4 caçambas, logo 250g em cada caçamba.
A pergunta que se deve responder é: 250g caberá em 2,5L de caçamba?
Se a resposta for sim, a velocidade ficará entre a proposta máxima de 50 a 70 pesos por minuto.
A produção diária será superior ou inferior a 50 (números de pesos) x 60(1 hora) x 8( 1 turno) = 24.000 pesos.
Vale lembrar se você produtor também tem a capacidade de produzir diariamente o que a balança múltiplo cabeçote é capaz de pesar.
Balanças multiplos cabeçotes dosando sacos pouch
A balança múltiplo cabeçotes será capaz de fracionar pesos exatos ou muito próximo do ideal através de trabalho semiautomático podendo ser direcionada a 1, 2 ou 4 operadores que estarão em bancadas ou em pé acomodando o produto fracionado em sacos pré formados e colocando em uma esteira. Esta aplicação você encontrará de forma simples e visual no video a seguir.
Balanças multiplos cabeçotes dosando embaladoras automáticas
Comunicação perfeita com embaladoras / empacotadoras verticais que será capaz de formar sacos tipo almofada, fundo chato, sanfonado, 4 soldas ou 5 soldas de forma automática, a balança múltiplos cabeçotes trabalhará de forma harmônica e eficaz. Esta aplicação você encontrará de forma simples no vídeo a seguir:
Balanças multiplos cabeçotes dosando em potes
Um sistema de distribuição bem projetado permite combinar a velocidade e a precisão da pesagem de vários cabeçotes com a entrega precisa e sem respingos do produto em bandejas, fracionando de forma exata ou próximo do ideal. Esta aplicação você encontrará de forma simples e visual no vídeo abaixo:
Produtos ideais para funcionar a balança múltiplos cabeçotes:
Produtos granulados homogêneos (iguais), que mantêm o mesmo tamanho e densidade tais como milho, arroz, feijão, lentilha são produtos ideais para o fracionamento.
Produtos de granulometria heterogênea (diferentes) ou homogêneos maiores são produtos de fácil vazão e escoamento na balança múltiplos cabeçotes. São eles:
pão de queijo congelado, pão bisnaga congelado, camarão congelado, amendoim, goma de tapioca, flocos de milho, flocos de arroz, macarrão cortado, macarrão ninho, salgadinho, biscoito, queijo ralado, balas, biscoitos, ração para cães, detergente em pó, queijo ralado e outros com características similares.
Produtos pegajosos
Carne fresca e peixe, com molho ou não, aves e queijos (incluindo queijo ralado) podem ser movidos usando correias ou alimentadores de parafuso em vez de vibração, pois a vibração tende a não escoar facilmente esses produtos.
Grânulos e pós
Embora os pós de fluxo livre e de granulação fina possam ser de forma mais fácil o escoamento por outros meios (como balanças lineares ou de corte ou alimentadores volumétricos), grânulos como grânulos de café e produtos como chá a granel podem ser pesados nos múltiplos cabeçotes atuais facilmente.
Produtos frágeis
Balanças com ângulos de descida mais rasos e vários encaixes acolchoados tornaram possível embalar itens delicados e quebradiços, como chocolates artesanais e biscoitos gourmet. Estes são frequentemente combinados com ensacadores ou outros sistemas de embalagem projetados para manusear produtos frágeis.
Produtos complexos
Usando a pesagem de mistura combinada com um sistema de distribuição adaptado para fornecer componentes separados em uma bandeja, uma refeição pronta pode ser montada com as quantidades certas de arroz, carne e legumes nos compartimentos apropriados, esta realidade ainda está distante do brasil porque a automação e dispositivos necessários para o funcionamento deste processo elevam o orçamento e tecnologia avançada em diversos setores. Mas já é possível encontrar em alguns lugares do mundo.
Para mais informações sobre balanças multiplos cabeçotes você pode entrar em contato com nosso consultor técnico clicando aqui.
Não deixe de nos seguir nas sociais, seja Instagram, Facebook, Linkedin lá você encontrará muitos videos de balanças múltiplos cabeçotes